domingo, 19 de junho de 2011

“Não há sol a sós” tem sua primeira edição no Protejo


Qual é a sua ideia do teatro? Com essa provocação, o núcleo de Teatro do Protejo realizou o primeiro encontro dos Círculos de Debate “Não há Sol a sós”. Com a sala de ensaios do grupo praticamente finalizada – um tablado está sendo instalado pelos participantes do núcleo, mais de vinte pessoas formaram uma roda para pensar e debater sobre teatro.

Participaram do círculo, além de jovens integrantes do grupo de teatro do Protejo (hoje sob a alcunha de Elektrus), o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Eduardo Pazinato, a coordenadora do Protejo, Lucia Grassi, a coordenadora do núcleo de teatro, Roberta Darkiewicz, o GM Acosta, representando o grupo de fantoches da Guarda Municipal, integrantes do Grupo de Teatro De Pernas pro Ar, o diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas, Marcelo Restori, e o coordenador dos Pontos de Cultura do Estado, João Pontes. De acordo com Roberta, a ideia da programação de hoje é pensar o que o teatro pode ser além do que se aprende e se faz no espaço do Protejo.

Para o titular da pasta de Segurança do município, falar de um novo modelo de segurança pública é falar de novas formas, intersetoriais, incluindo manifestações culturais como o teatro. “É misturar o teatro com a Guarda Municipal, com a Brigada Militar. É romper e construir outro modelo de segurança”, observou Pazinato. Para Raquel Durigon e Luciano Wieser, atores e “pais” do grupo De Pernas pro Ar, Canoas esteve carente por muito tempo na área do teatro. O grupo foi um dos únicos a existir no município durante anos, mas segundo eles, a realidade tem mudado. “Temos 23 anos de resistência, e hoje quando entrei aqui senti vida, senti que o lugar está pulsando”, ressaltou Wieser.


FONTE: Prefeitura de Canoas

2 comentários:

  1. Parabéns ao Elektrus. Vocês são ótimos! É muito bom ver os jovens envolvendo-se com cultura, e sabemos do comprometimento do grupo com as questões da comunidade do Guajuviras. Vida longa ao Elektrus.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Elektrus. Vocês são ótimos! É muito bom ver os jovens envolvendo-se com cultura, e sabemos do comprometimento do grupo com as questões da comunidade do Guajuviras. Vida longa ao Elektrus.

    ResponderExcluir